quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Història- A ditadura Civil-Militar e os Processos de Resistência contra a Violação dos Direitos Humanos. 21/08/2020

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO 
NASCIMENTO
DISCIPLINA: Història
SÉRIE 2° termo EM
PROFESSOR: Jocélia Camargo
CONTEÚDO:
A ditadura Civil-Militar e os Processos de Resistência contra a Violação dos Direitos Humanos.
HORAS/AULA: 02
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 21/08/2020
DATA DE ENTREGA: 31 /08/2020


OBJETIVO DA AULA:
 Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e á justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
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02






































02






17/08



































21/08
Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia
ATIVIDADE 1
 Ato Institucional nº 5
Art. 10 - Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.
Art. 11 – Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos praticados de acordo com este Ato Institucional e seus Atos Complementares, bem como os respectivos efeitos.
Disponível em: http://www.senado.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2010.
Nos artigos do AI-5 selecionados, o governo militar procurou limitar a atuação do poder judiciário, porque isso significava
a) a substituição da Constituição de 1967
b) o início do processo de distensão política
c) a garantia legal para o autoritarismo dos juízes
d) a ampliação dos poderes nas mãos do Executivo
e) a revogação dos instrumentos jurídicos implantados durante o regime militar de 1964

ATIVIDADE 2
Leia o texto abaixo:
“Nós, chilenos, como todos os povos do Ocidente, combatemos as ditaduras dos ’ismos’ e os agentes estrangeiros que ameaçam o nosso país. Devemos combatê-los com todas as forças, tendo como arma principal a cooperação entre as polícias de toda América.”
O pesadelo da Operação Condor, Pierre Abramovici,1 de Maio de 2001. Le Monde Diplomatique. Consultado em 17.07.20.
A Operação Condor consistia :
a) Numa coordenação política das ditaduras militares latino-americanas para promover o desenvolvimento nos seus países.
b) Na interferência dos Estados Unidos na política interna das nações da América Latina que estavam sob regime militar.
c) Na troca de informação sobre movimentos de oposição e até de sequestro de pessoas consideradas subversivas nos países do Cone Sul.
d) Uma tentativa dos chilenos dominarem a América do Sul durante o mandato militar do general Augusto Pinochet.

 ATIVIDADE3
Em 1974, a cantora Elis Regina, gravou a canção “O Mestre-sala dos Mares”, cujo título original era “O Almirante Negro”, da dupla de compositores João Bosco e Aldir Blanc. No entanto, o caminho para o lançamento da música foi longo porque:
a) A primeira versão usava termos inadequados de acordo com a moral vigente na época.
b) Ambos os compositores eram visados pela ditadura por seu envolvimento com o partido Comunista.
c) A censura não liberou a letra, pois esta usava termos como “almirante” e “marinheiro”, que foram considerados inadequados.
d) Os censores implicaram com o fato de um homem negro ser homenageado por dois expoentes da Música Popular Brasileira (MPB).

 ATIVIDADE 4
A respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos, avalie as proposições a seguir.
I) A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que delimita os direitos fundamentais do ser humano.
II) Lista direitos cujo respeito e observância universal devem ser promovidos pelos Estados-membros da Organização das Nações Unidas.
III) Sua criação foi motivada especialmente para promover a observância dos direitos humanos fortemente abalados na Segunda Guerra Mundial.
IV) Criado em 1938, a Declaração foi assinada à época pelos mais de 190 Estados-membros da ONU.
Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:
a) F, V, V, V
b) V, V, F, F
c) F, V, F, V
d) V, V, V, F
e) F, F, F, V
ATIVIDADE5
A Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que “toda pessoa vítima de perseguição tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.” A exceção a esse direito, também descrita no documento, ocorre quando:
a) A perseguição tiver caráter político ou partidário.
b) A pessoa tiver participado ou incitado manifestações públicas.
c) O indivíduo solicitar asilo em país em conflito como o de origem.
d) A perseguição for legitimamente motivada por crimes de direito comum.
e) A motivação do pedido for de ordem religiosa ou econômica

ATIVIDADE 6
Em 31 de março de 1964, os militares brasileiros, apoiados pelos Estados Unidos e por parcelas da classe política e empresarial do país, assumiram o controle do Estado por meio de um golpe. A justificativa para esse golpe de Estado baseava-se na proteção contra:
a) o comunismo internacional, visto como ameaça às instituições democráticas no panorama de polarização política pós 2ª guerra.
b) as ditaduras fascistas em franco processo de expansão no continente sul-americano, já instaladas na Argentina e no Chile.
c) a tentativa dos partidos de esquerda de implantar um regime parlamentarista, considerado estranho à tradição brasileira.
d) a violação dos direitos individuais garantidos na Constituição que vinha sendo praticada desde a renúncia de Jânio Quadros.
e) a hiperinflação que paralisava a economia do país, e cuja origem estava no endividamento externo do período Vargas.
ATIVIDADE7
“Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses
a) da burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas à valorização do café.
b) do operariado, com o objetivo de aprofundar a industrialização.
c) dos partidos de direita fascistas, no intuito de estabelecer um Estado forte.
d) das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado.
e) da burguesia industrial, na busca de uma política de livre iniciativa.



Centro de mídias, TV cultura.

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