quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Ciências - Profª Michele

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Ciências

SÉRIE: 6º EJA

PROFESSOR: Michele

CONTEÚDO: Solo e meio ambiente/ O uso inadequado do solo/A água e o solo

HORAS/AULA: 3h/a

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 27/07/2020

DATA DE ENTREGA: 31/07/2020

OBJETIVO DA AULA:

·         Desenvolver o espírito crítico e analítico dos alunos, considerando o uso sustentável dos recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas da região.

 

JUSTIFICATIVA:

·         Conhecer os tipos de solo e observar o uso que fazemos dele e da água no dia a dia.

Roteiro da SEI ( Semana Intensiva de Estudo)

A inovação nas técnicas produtivas, a mecanização e a utilização de insumos para melhorar a produtividade e diminuir as perdas por causas naturais provocaram significativos impactos no meio ambiente.

São impactos ambientais decorrentes da produção agrícola, exceto:

a) desmatamento

b) contaminação do solo

c) poluição da água

d) reúso da água

e) assoreamento

 

Leia o fragmento a seguir e responda à questão:

Falta de conservação do solo causa erosão e perda de lavouras no PR

Durante décadas, os agricultores brasileiros investiram em técnicas de conservação do solo. Mas, nos últimos anos, muitas práticas foram abandonadas, deixando as lavouras desprotegidas, em uma busca sem limites pelo aumento da produtividade. O Paraná, estado que já foi modelo mundial de conservação de solos, hoje sofre com problemas como a erosão e a poluição de rios.”

G1.globo

Além dos problemas citados no fragmento da notícia acima, o mau uso do solo pode trazer impactos significativos para os cursos d'água, como:

a) lançamento de esgoto residencial

b) ampliação da biodiversidade

c) assoreamento dos rios e córregos

d) aumento do fluxo de água

e) surgimento de nascentes

 

Estudos e criação de técnicas que buscam diminuir os impactos ao meio ambiente são cada vez mais comuns, tais como:

a) utilização de fertilizantes químicos

b) incentivo à agricultura orgânica

c) irrigação dos terrenos cultivados

d) uso de defensivos químicos

e) intensificação do uso de máquinas

 

 

 

  

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