segunda-feira, 6 de julho de 2020

Língua Portuguesa- Profª Zilda

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa 
SÉRIE: 9º termo EJA
PROFESSOR:. Zilda Maria Moraes Bueno
CONTEÚDO: interpretação de diversos gêneros textuais, gramática e produção de textos.
HORAS/AULA: 12
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 24/06/2020
DATA DE ENTREGA10/07/2020










OBJETIVO DA AULA. Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.
 JUSTIFICATIVA: Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.  

Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
.
02

01

01

02

02

01
22/06

23/06

24/06

25/06

29/06

30/06

Atividades de gramática – Ortografia Usos do S/Z, G/J, X/CH, SS, Ç ou C, E ou I.

Interpretação de texto

Produção de texto

Atividades de gramática – Ortografia Uso do H, dos PORQUÊS,
MAS e MAIS

Interpretação de textos

Produção escrita

01
01/07
Atividades de gramática Emprego do MAL/ MAU





GRAMÁTICA – ORTOGRAFIA
1. Complete as palavras usando S ou Z nos espaços:
A)      FRANCE__A
B)      HOLANDE__A
C)      JAPONE__A
D)      MARQUE__A
E)      PRINCE__A
F)       RAPIDE__
G)      LEVE__A
H)      NITIDE__
I)        CANALI__AR
J)       TRAUMATI__AR
K)      PADRONI__AR
L)       POU__ADA
M)      COI__A
N)      AU__ÊNCIA
O)      SOU__A
P)      QUI__ESSE
Q)      PU__EMOS
R)      POBRE__A
S)      DEMOCRATI__AR
2. Complete as palavras usando G ou J nos espaços:
A)      CAN__ICA
B)      LO__ISTA
C)      CERE__EIRA
D)      GOR__ETA
E)      VIA__AR
F)       VIA__EM
G)      ARE__AR
H)      ENFERRU__AR
I)        CORA__EM
J)       ESTIA__EM
K)      VERTI__EM
L)       FULI__EM
M)      FERRU__EM
N)      PENU__EM
O)      __ILÓ
P)      BERIN__ELA
Q)      ACARA__É
R)      __ECA
S)      __ERIMUM
T)       ADÁ__IO
U)      PRIVILÉ__IO
V)      VESTÍ__IO
3.     Complete as palavras usando X ou CH nos espaços:
A)     FAI__A
B)     TROU__A
C)     ENCAI__ADO
D)    DEI__AR
E)     EN__OVAL
F)     EN__OTAR
G)    EN__AGUAR
H)    EN__ER
I)      EN__ENTE
J)      EN__ARCAR
K)     ME__ICO
L)     ME__ICANO
M)    ME__ER
N)    ME__ERICA
O)    ME__A
P)     DESLEI__O
Q)    FLE__A
R)     MA__UCADO
S)     FA__INA
4.     Complete as palavras usando SS, Ç OU S nos espaços:
A)      DETEN__ÃO
B)      CONTEN__ÃO
C)      ABSTEN__ÃO
D)      PROGRE__ÃO
E)      TRANSGRE__ÃO
F)       REGRE__ÃO
G)      EXPRE__ÃO
H)      REPRE__ÃO
I)        SUPRE__ÃO
J)       PRETEN__ÃO
K)      ASCEN__ÃO
L)       COMPREEN__ÃO
M)      MI__ANGA
N)      A__AFRÃO
O)      OPRE__ÃO
P)      EXPUL__ÃO 
Q)      PA__OCA
R)      APREEN__ÃO
S)      MU__ULMANO
5. Complete as palavras usando E ou I nos espaços:
a)     ABENÇO__
b)     POSSU__
c)     CONTINU__
d)     CONTRIBU__
e)     PONTU__
f)      SUM__
g)     ANT__AÉREO
h)     ANT__VÉSPERA
i)       ANT__BIÓTICO
j)       ANT__DELUVIANO
k)     CÃ__BRA
l)       MALCR___ADO
m)    PR__VILÉGIO
n)     DO__
o)     PERDO__
p)     VAD__AR
q)     RETRIBU__
r)      B__SOURO
s)     CAQU__

INTERPRETAÇÃO DE DIÁRIO ÍNTIMO, LEIA O TEXTO E COPIE E RESPONDA AS
QUESTÕES EM SEU CADERNO

Paraipaba - Ceará, 06 de julho de 2016.

Querido diário!

            Lembro-me do dia mais marcante da minha vida, foi nas férias em Paraipaba: a final do Campeonato Paraipabense. Ali vivi um momento inesquecível e único. Quando entrei no estádio e vi aquela multidão de pessoas nas arquibancadas, senti um friozinho na barriga. Meu coração batia fortemente e estava com muita vergonha, pois jogar naquele lugar com tanta gente me olhando precisava de coragem.
            Começou o jogo. Levamos um gol logo no início da partida. O treinador permanecia muito chateado, pois estávamos perdendo. Mas finalmente conseguimos empatar. A torcida vibrava e nos pedia mais gols. Faltava pouco tempo pra terminar o jogo quando aproveitei um lance e fiz o gol da vitória. A alegria dos membros do time e dos torcedores nas arquibancadas foi intensa. Todos comemoravam aquela vitória. Eu me senti um verdadeiro herói.
            Naquele dia, ganhamos troféu e medalhas. Foi tão marcante aquele momento que quando me lembro hoje ainda fico extasiado.
Antônio Caio dos Santos
1ª) Em relação ao diário íntimo lido, responda: a) Quem é o remetente? E o destinatário?
      b) Em que local e data o diário foi escrito?
     
 2ª) A finalidade do texto é
a)  apresentar dados relevantes do futebol brasileiro.
b)  registrar algo agradável vivenciado pelo autor.
c)  relatar acontecimentos marcantes de vários personagens.
d)  defender uma opinião por meio de argumentos.

3ª) Existe uma opinião em
a)  “foi nas férias em Paraipaba: a final do Campeonato Paraipabense.”
b)  “Quando entrei no estádio e vi aquela multidão de pessoas nas arquibancadas, senti um friozinho na barriga.”
c)  “... pois jogar naquele lugar com tanta gente me olhando precisava de coragem.”
d)  “Começou o jogo. Levamos um gol logo no início da partida.”


4ª) Na frase “... pois jogar naquele lugar com tanta gente...”, a expressão destacada se refere a
a)  Paraipaba.
b)  arquibancadas.
c)  estádio.
d)  campeonato.

5ª) Por que o personagem sentiu um friozinho na barriga?


PRODUÇÃO DE TEXTO
Produza uma página de um diário, relatando como foi o seu dia hoje.

GRAMÁTICA ORTOGRAFIA

1-Complete os espaços com a consoante H, se necessário:

a)     __ERVA
b)     __ÁBITO
c)     __ONESTO
d)     __INVERNO
e)     __ANDORINHA
f)      __IATO
g)     __AVER
h)     ___ABITAÇÃO
i)       ___ONTEM
j)       ___ÚMIDO
k)     ___IATE
l)       ___OMBRO
m)    __ÉLICE
n)     __ÉRNIA
o)     ___OMOLOGAR
p)     ___ULHA
q)     __UMOR
r)      ___OMENAGEM
s)     DES__UMANO

2-Complete os espaços das frases com: POR QUE, POR QUÊ, PORQUE ou PORQUÊ:

A)      ________ele sumiu da aula mais cedo?
B)      Não fui à festa________choveu.
C)      Eles estão revoltados, ______________?
D)      Quero saber o___________ do seu medo?
E)      Ele não procurou,________?
F)       Ninguém explicou o ________ de sua desistência.
G)      Desejo saber _________não compareceu à aula?
H)      ___________é sonhador o jovem cultiva ideias.
I)        A criança adoeceu________brincou na água quente.
J)       __________você não tirou os pães do forno logo?
K)      O pedreiro não terminou de colocar a cerâmica da casa, _________?
L)       O_________da minha insônia é a preocupação com as contas atrasadas.
M)      Vamos sair mais cedo da aula hoje________o professor faltou.

3- Complete os espaços usando MAS ou MAIS nos espaços:

a)       Os alunos queriam ______aula de Matemática.
b)      Enquanto______, melhor.
c)       Comprei um carro, ______não sei dirigir.
d)      Você tirou 10 na prova, ______ainda foi reprovado.
e)       A moça é ________bonita quando gosta de estudar.
f)       Esta mulher sempre gasta _______dinheiro com unhas e cabelos do que com as despesas da casa.
g)      Meu sítio é muito bom, ______eu não moro lá por causa dos bandidos.
h)       A mãe deu______ lapada no menino do que na menina.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


O colibri na floresta em chamas 



Certa vez, começou um grande incêndio numa floresta. Preocupados, os animais fugiam da selva em chamas. Quando todos se encontraram em um lugar seguro, bem distante do fogo, ficaram apenas olhando. Eles sentiam que nada podiam fazer, pois o incêndio era enorme. No entanto, um pequeno colibri decidiu que tentaria apagar o fogo.
O pássaro foi até o rio próximo, pegou uma gota de água, sobrevoou a floresta em chamas e lançou a gota que carregava no bico. Enquanto ele ia e vinha, os outros animais lhe perguntavam: "O que você está fazendo? Você não pode fazer nada; você é muito pequeno e este incêndio é muito grande". Alguns animais tinham bicos bem grandes, e não ajudavam.
Mas o colibri estava convencido de que podia apagar o incêndio e continuou jogando pequenas gotas nas chamas que consumiam as árvores. 
Ao final, diante da floresta queimada, o colibri disse que tinha feito o melhor que podia. Se todos fizerem a sua parte, é possível salvar a floresta.
(Revista “Semeando”, 2009, p.38.) Questão 1 - A fábula se caracteriza por apresentar, como personagens, os animais. Porém, os comportamentos deles são relativos aos seres humanos. Identifique os personagens da fábula e os tipos de pessoas que eles representam. 
Questão 2 - Identifique e explique a moral da história:
      Questão 3 - A fábula se estrutura em quatro parágrafos. Identifique a finalidade de cada um deles, numerando conforme orientação
____ Revelar uma mensagem edificante, a moral da história.
____ Mostrar a persistência do colibri perante o fogo que destruía a floresta. 
____ Contar a atitude do colibri diante do incêndio. 
____ Apresentar o problema que se iniciava na floresta
Questão 4 - Foram utilizados os seguintes termos para a referência ao personagem principal da fábula, o colibri, exceto:
a)  o pássaro
b) um pequeno colibri
c)  ele
d) o animal
PRODUÇÃO ESCRITA
Escreva uma fábula que você conhece.  

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Leia o texto para responder as próximas questões:
  
São Paulo, 12 de janeiro de 2015


Amiga querida,


         Estive pensando muito em você esses dias e resolvi lhe mandar uma carta para falar sobre o ocorrido naquela noite. Antes de mais nada, quero ressaltar que a Ana estava de olho no Adriano desde o início da festa (e já sabemos que antes disso!!!).
         Como você não estava presente, ele aproveitou o momento para chegar nela. Todo mundo viu eles ficando e isso foi uma surpresa para todos. Quero que saiba que quando precisar conversar conte comigo, estarei aqui sempre que precisar! Podemos combinar um cafezinho esses dias. O que acha? Tenho muitas saudades de nossas conversas Bia!


Te adoro demais!!!


Beijos grandes e enormes abraços!!!
Espero ansiosa sua resposta!!!


Carol  
RESPONDA:

1ª) A Carta Pessoal é um tipo de texto epistolar utilizado geralmente entre indivíduos que apresentem certa aproximação, portanto, esse gênero contém suas especificidades.
Localize as informações que se pedem:
a)  Lugar e data em que a carta foi escrita:
b)  Destinatário:
c)  Remetente: 
d)  Vocativo:
e)  Despedida.
  2ª) Qual o assunto principal da carta?
 3ª) No trecho: "Quero que saiba que quando precisar conversar conte comigo, estarei aqui sempre que precisar!" Percebe-se que Carol acreditaria que sua amiga ficaria a) preocupada.
b)  decepcionada.
c)  revoltada.
d)  feliz.
4ª) No texto, percebe-se que
a)  o remetente e o destinatário não se conheciam antes.
b)  o destinatário prometeu estar do lado do remetente.
c)  o fato revelado na carta foi visto apenas pelo remetente.
d)  Adriano foi paquerado por Ana.
PRODUÇÃO DE TEXTO – CARTA
Escreva uma carta para um(a) amigo ou amiga, relatando como você está convivendo com esse momento de isolamento social. 
GRAMÁTICA EMPREGO DO MAL/MAU Complete com mal ou mau
01)  O vereador foi____recebido pela população.
02)  Ficamos preocupados até passei ____ quando ouvi a notícia.
03)  Patrícia está com um ____ incurável .
04)  O balconista era um homem muito ____- humorado.
05)  ____ saímos de casa nos deparamos com um assaltante.
06)  Antônio fala ____ o Português.
07)  Não seja pessimista, nem todo político tem ____ caráter.
08)  As forças do bem e do ____ vivem em eterno combate.
09)  Sonia não sabe o ____ que me fez.
10)  O____está sempre à nossa volta, por isso precisamos vigiar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário