ESCOLA:
E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA:
História
|
SÉRIE: 6º EJA FUNDAMENTAL
|
||
PROFESSOR:
Jocélia
|
|||
CONTEÚDO:
Fontes históricas
|
HORAS/AULA: 3
|
||
PERÍODO:11
/05/2020
|
DATA DE ENTREGA: 22 /05/2020
|
OBJETIVO DA AULA: Identificar
a questão do tempo, sincronias e diacronias, fazendo reflexões sobre os
sentidos das cronologias.
JUSTIFICATIVA: Perceber os tipos de fontes que estão presente no nosso dia a dia e as influências culturais.
ATIVIDADE 1
De acordo com
seus conhecimentos e estudo realizado em sala de aula responda as seguintes
questões:
1.
Qual
é o objeto de estudo do historiador?
2.
Quais materiais utilizados pelo historiador
para fazer suas pesquisas?
3.
O
que é uma fonte histórica?
4.
Quais
os tipos de fontes histórica que existem?
ATIVIDADE 2
1-Marque a alternativa correta. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos
vestígios que a humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da
humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no
empirismo
2. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de
fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.
3- Leia com bastante atenção o texto a seguir:
Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória.
Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências
e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio,
pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento
acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam
uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que
isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em
sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua
história.
Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará
utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa
4. Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos.
1-Fontes
escritas
( ) Entrevistas
(
) gravuras
2-Fontes
visuais (
) Moedas
( ) Desenhos
3- Fontes
Materiais
( )
Jornais
( ) músicas
4- fontes
orais
( )
Brinquedos
( ) Leis
( )
Fotos
ATIVIDADE 3
1- Classifique as fontes históricas
listadas abaixo em materiais e Imateriais.
a) Lendas- b) Canções- c) brinquedos-
d) Fotografias e livros- e) Depoimentos- f) Conhecimentos medicinais-
2- Você conhece as duas operações mais
simples para saber a que século pertence cada ano. Responda então, em que
séculos ocorreram os eventos a seguir.
a) Construção da pirâmide de Quéops, no
Egito Antigo (2551 a.C)
b) Primeiros jogos olímpicos, na Grécia (776
a.C).
c) Separação entre o Império Romano do
Ocidente e Império Romano do Oriente (395).
d) Organização da Primeira Cruzada (1092).
ATIVIDADE 4
1- Observe a imagem e responda as
questões
a) Como são os ferros de passar roupa
atualmente?
b) Será que esse ferro a brasa ainda é
utilizado?
c) Esse objeto é uma fonte histórica?
Porquê?
d) Qual tipo de fonte histórica é o ferro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário