segunda-feira, 18 de maio de 2020

História-Profª Jocelia

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 6º EJA FUNDAMENTAL
PROFESSOR: Jocélia
CONTEÚDO: Fontes históricas
HORAS/AULA: 3

PERÍODO:11 /05/2020
DATA DE ENTREGA: 22 /05/2020












OBJETIVO DA AULA:  Identificar a questão do tempo, sincronias e diacronias, fazendo reflexões sobre os sentidos das cronologias.

JUSTIFICATIVA: Perceber os tipos de fontes que estão presente no nosso dia a dia e as influências culturais.


ATIVIDADE 1
De acordo com seus conhecimentos e estudo realizado em sala de aula responda as seguintes questões:
1.    Qual é o objeto de estudo do historiador?
2.     Quais materiais utilizados pelo historiador para fazer suas pesquisas?
3.    O que é uma fonte histórica?
4.    Quais os tipos de fontes histórica que existem?

ATIVIDADE 2

1-Marque a alternativa correta. História é a ciência que:

a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

2. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?

a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.


3- Leia com bastante atenção o texto a seguir:

Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.

Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa

4. Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos.

1-Fontes escritas              (      ) Entrevistas           (      )  gravuras
2-Fontes visuais               (      ) Moedas                (      ) Desenhos
3- Fontes Materiais          (      ) Jornais                  (      ) músicas
4- fontes orais                  (      ) Brinquedos          (      ) Leis
                                        (       ) Fotos
                            ATIVIDADE 3
1-    Classifique as fontes históricas listadas abaixo em materiais e Imateriais.
a)    Lendas-                        b) Canções-             c) brinquedos-     
d)    Fotografias e livros-       e) Depoimentos-         f) Conhecimentos medicinais-

2-    Você conhece as duas operações mais simples para saber a que século pertence cada ano. Responda então, em que séculos ocorreram os eventos a seguir.
a)    Construção da pirâmide de Quéops, no Egito Antigo (2551 a.C)
b)     Primeiros jogos olímpicos, na Grécia (776 a.C).
c)    Separação entre o Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente (395).
d)    Organização da Primeira Cruzada (1092).

                 ATIVIDADE 4
1-    Observe a imagem e responda as questões

a)    Como são os ferros de passar roupa atualmente?

b)    Será que esse ferro a brasa ainda é utilizado?
c)    Esse objeto é uma fonte histórica? Porquê?
d)     Qual tipo de fonte histórica é o ferro?





Nenhum comentário:

Postar um comentário