segunda-feira, 18 de maio de 2020

GEOGRAFIA- PROFª LOREN

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 9º Termo/ 6º ano
PROFESSOR: Loren Evelyn
CONTEÚDO: Urbanização
HORAS/AULA: 3 aulas
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/05
DATA DE ENTREGA: 22/05


OBJETIVO DA AULA: conhecer aspectos do processo de urbanização e compreender como os ciclos econômicos são responsáveis pela formação de diferentes tipos de cidades e suas respectivas funções
JUSTIFICATIVA: Um dos vários aspectos referentes à urbanização, destaca-se a forma com que algumas cidades tendem a se especializar economicamente. Essa especialização pode ocorrer no sentido de dinamizar uma economia local ou regional, podendo transformar um espaço previamente existente, ou conceber e planejar a criação de cidades para atender a funções específicas.



Roteiro para quem tem acesso à Internet
Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
Link do texto:
2
27/04
Ler o texto disponível no seguinte link:
1
1/05
Após a leitura do texto, responda as seguintes questões:

1)    Aonde e quando surgiram as primeiras cidades?

2)    Quais são os nomes dos tipos de cidades, citadas no texto? (apenas o nome)


3)    Escolha três tipos de cidades e escreva suas características.

4)    Apiaí pode ser considerada que tipo de cidade? Por quê?

Roteiro para quem NÃO tem acesso à Internet
Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
Texto para leitura e interpretação:
3
27/04
à
1/05
- Leia o texto para leitura e interpretação ao lado.

- Após a leitura do texto, responda as seguintes questões:

1)    Aonde e quando surgiram as primeiras cidades?

2)    Quais são os nomes dos tipos de cidades, citadas no texto? (apenas o nome)

3)    Escolha três tipos de cidades e escreva suas características.

4)    Apiaí pode ser considerada que tipo de cidade? Por quê?

Texto:
Função das cidades

Desde a Antiguidade, registra-se a formação de centros urbanos. As primeiras cidades surgiram na região da Mesopotâmia e também no Egito, há cerca de três mil anos a.C. No entanto, durante a era do Capitalismo, sobretudo em sua fase industrial, esse processo de formação e crescimento urbanos atingiu o seu auge, o que propiciou a difusão da urbanização por todo o planeta.
Em um dos vários aspectos referentes à urbanização, podemos destacar a forma com que algumas cidades tendem a se especializar economicamente. Essa especialização pode ocorrer no sentido de dinamizar uma economia local ou regional, podendo transformar um espaço previamente existente, ou conceber e planejar a criação de cidades para atender a funções específicas.
Dentre essas atividades setoriais especificamente realizadas por formações urbanas, podemos destacar alguns tipos de cidades, como as político-administrativas, turísticas, portuárias, industriais e outras que podem apresentar vários desses aspectos concomitantemente.  A seguir, uma breve explicitação sobre cada um desses tipos.

Cidades político-administrativas: são cidades onde se localizam importantes sedes administrativas de governos e parlamentos. Costumam ter como característica a elevada oferta de empregos no setor público e estratégica função política. Geralmente, são cidades especificadamente planejadas e construídas para esse fim, embora, em alguns casos, elas passem a acumular outras funções. Podemos citar, como exemplo de cidades político-administrativas, Brasília (Brasil), Pretória (África do Sul), Washington (EUA), Ottawa (Canadá), entre outras.

Cidades religiosas: são formações urbanas que possuem suas dinâmicas econômicas majoritariamente centradas em algum tipo de atividade religiosa, que ocorre todo o ano ou durante alguns poucos dias, mas que atrai um grande número de fiéis e movimenta um significativo ornamento financeiro. Exemplos de cidades desse tipo são: Jerusalém (Israel), Meca (Arábia Saudita), Aparecida do Norte (Brasil), Santiago de Compostela (Espanha), Trindade (Brasil), entre outras.

Cidades turísticas: são cidades que possuem algum significativo atrativo turístico e de lazer, seja pelos seus recursos naturais, seja pelas possibilidades oferecidas pelo seu espaço geográfico. Dentre esse tipo de cidade, podemos citar Las Vegas (EUA), Porto Seguro (Brasil), Cancun (México) etc.

Cidades portuárias: são cidades que exercem uma importante função na economia do país ao qual pertencem, pois são a partir delas que a maior parte das exportações e importações acontecem, graças à estrutura de seu porto, utilizado para carga e descarga de mercadorias. Alguns exemplos de cidades desse tipo são: Santos (Brasil), Roterdã (Holanda) e Hamburgo (Alemanha).

Cidades industriais: apesar de a maioria das cidades se formar direta ou indiretamente em função do crescimento da produção industrial em uma dada região, somente algumas delas podem ser classificadas como cidades industriais. Essas se caracterizam por centrarem a maioria de suas atividades quase que exclusivamente no setor industrial, apresentando vastos e modernos parques empresariais produtivos. Citam-se como exemplo as cidades de Camaçari (Brasil), Córdoba (Argentina), Manchester (Inglaterra), Dusseldorf (Alemanha) e muitas outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário