ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Ciências
|
SÉRIE: 6º ano EJA
|
||
PROFESSOR: Michele
|
|||
CONTEÚDO: Terra e Universo
|
HORAS/AULA: 16h/a
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 20/03/2020
|
DATA DE ENTREGA: 20/04/2020
|
OBJETIVO DA AULA: Associar os
movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso
desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.
|
JUSTIFICATIVA: compreensão
dos movimentos de rotação e translação, associando-os aos ciclos de dia-noite
e à comprovação da esfericidade da Terra.
|
Atividade 1
Leitura para consolidar dados
trabalhos em sala, retomar movimentos da Lua e suas fases.
Ø Segue link para leitura
Atividade
2
A estrela-d’alva
Sugere-se apresentar ao estudante a
canção As pastorinhas, composta em 1934 por Noel Rosa
e João de Barro
Ø
Ouça
É interessante observarmos com
atenção o trecho dessa famosa marchinha
de Carnaval que diz que a estrela-d’alva tem um esplendor que é capaz de deixar
a Lua tonta.
Responda em seu caderno:
A.
Qual é o
astro mais brilhante do céu depois do Sol e da Lua, que ficou conhecido como
estrela-d’alva”, “estrela do pastor” ou
“estrela do alvorecer”?
B.
Trata-se de
uma estrela realmente?
Atividade
3
Outra sugestão é comentar que a Lua é o vizinho
mais próximo da Terra no espaço. Ao
observá-la em uma noite de céu limpo, é
possível perceber que ela apresenta algumas regiões
mais claras e outras mais escuras. Na opinião
do estudante, o que são essas manchas escuras
na superfície lunar?
Depois de criar suas hipóteses pesquise e responda
em seu caderno o que são estas manchas da Lua
Nenhum comentário:
Postar um comentário