quarta-feira, 17 de junho de 2020

Matemática- Profª Ana Maria

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA:   Matemática
SÉRIE: 9º Termo-EJA -EF
PROFESSOR:   Ana Maria 
CONTEÚDO:   NOSSO DINHEIRO

HORAS/AULA: 10  
PERÍODO:  09/06  a  18/06/20
DATA DE ENTREGA: 18/06

       Objetivo da aula :-  Conhecer o sistema monetário a partir da prática;
       Representar e escrever quantias em reais;
       Comparar preços;
       Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos;
       Resolver situações problema usando o real;
       Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país;
       Utilizar o dinheiro para fazer trocas, comparar valores e resolver problemas.



Nº aulas
dia
              O QUE É PRA FAZER?
10
09/06     a
18/06
  
Leia com atenção  as questões pra resolver os exercícios propostos

Nosso dinheiro é chamado de real. Com ele compramos as mercadorias que necessitamos, como arroz, feijão, carne, verduras, legumes, frutas, leite, roupas, calçados, brinquedos e várias outras mercadorias.
O real se apresenta em forma de moedas e cédulas (notas). Cada moeda ou cédula possui um valor determinado em sua face. O símbolo do real é dado por R$.


Para recordar

 Moedas e as notas do nosso dinheiro.
Valores do nosso sistema monetário       
 Moedas

R$0,01 - um centavo
R$0,05 – cinco centavos
R$0,10 – dez centavos
R$0,25 – vinte e cinco centavos
R$0,50 – cinquenta centavos

                                                                                                 

                                      
Notas- (cédulas)





R$1,00 – um real
R$2,00 – dois reais
R$5,00 – cinco reais
R$10,00 – dez reais
R$20,00- vinte reais
R$50,00 – cinquenta reais
R$100,00 – cem reais  
Veja as cédulas do nosso sistema monetário:

Atividades

              1. Responda às questões: 

A.       Para que serve o dinheiro? --------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
B.        Dê alguns exemplos de cédulas do nosso sistema monetário? ---------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
C.        Quais moedas do nosso sistema monetário  que você conhece?   ------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
               2. Pesquise  :
              a)  Faça um quadro com os valores dos seguintes produto
                                                         
                                                        Produtos
         

          2 kg  de feijão                                                      2  kg de carne de porco
             5 kg  de arroz                                                       1 lata de leite em pó
              1 litro de leite                                                     1 kg de farinha de milho
  
  
b)   O que significa “R$”?
c)    Qual o produto mais caro da lista? _______________________________________ 
d)   Qual o produto mais barato? ____________________________________________ 
e)   Você encontrou dois produtos com o mesmo preço, ou com os valores próximos? Quais?                       
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------        
    f)Com uma cédula de 50 reais, você consegue comprar todos esses produtos?------------------
g)  Como você faz a leitura dos preços dos produtos  que você pesquisou ?
          ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
           --------------------------------------------------------------------------------------------------------------           -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
         ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------         ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
h) Para que serve a vírgula na escrita de um produto que custa “R$ 6,80”?
         -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  3)
  
4)   Complete
      Complete as escritas a seguir, que representam adições:
a)        12,00 + 15,00 = -----
b)       ---- + 13,00  = 26,00
c)        50,00  =  25,00  + -----
d)       23,00  + -----  = 37,00
e)       -----  + ----- = 22

5)   Resolva cada um dos problemas abaixo. 

a)        Carla tem 109 figurinhas e Rafaela tem 68. Quem tem mais figurinhas? Quantas a mais?

b)       Cassio tem 55 figurinhas e João tem 25 a mais que ela. Quantas figurinhas tem João?

c)        Ricardo  e Ana  têm, juntos, 100 figurinhas. Sabendo que Paulo tem 80, quantas figurinhas Simone tem?

d)       Paulo tem 50 brinquedos. Pedro tem 15 a menos que ele. Quantos brinquedos tem Pedro?

e)       Emerson tem 63 carrinhos e Anderson, 46. Quantos carrinhos Anderson precisa ganhar para ter a mesma quantidade de Emerson?
6)   Marque  X  para  a resposta :
Para cada situação apresentada a seguir, escreva a operação que você usaria para resolvê-la ,  
Adição  ou subtração: 
A.       Marina tinha 89 cards e ganhou 10 num jogo. Quantos ela tem agora?----------------

B.        João tinha alguns cards, ganhou 25 num jogo e ficou com 76. Quantos ele tinha?---------


C.        Paula tinha 48 cards. Ganhou alguns e ficou com 81. Quantos cards ela ganhou?---------

D.       Paulo e Gabriela  estão colecionando figurinhas. Paulo tem 71 e Gabriela 79. Quantas figurinhas Gabriela  deve conseguir para ter o mesmo número de Paulo?-------------------


E.        No final de um jogo, Marcos estava com 66 pontos, 15 a mais que os pontos de Mateus. Quantos pontos  Mateus fez?






     7) Resolva as operações e complete a cruzadinhas com os resultados escritos por extenso.



8) Observe o gráfico e responda:


Nenhum comentário:

Postar um comentário