ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO |
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DISCIPLINA: Ciências |
SÉRIE: EJA - EF |
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PROFESSOR: Michele |
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CONTEÚDO: Tremores da
Terra |
HORAS/AULA: 4h/a |
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PERÍODO: DATA DE ENVIO: 07/09/2020 |
DATA DE ENTREGA: 11/09/2020 |
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OBJETIVO
DA AULA: Conhecer de que maneira a população
humana lida e convive com os fenômenos sísmicos provocados pelo movimento
das placas tectônicas. JUSTIFICATIVA: Interpretar causas
e processos de formação de fenômenos naturais que provocam alterações no
ambiente.
Nº aulas |
Data |
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER? |
Páginas da apostila de Ciências |
01 |
07/09 |
Feriado- Independência do Brasil |
ü |
02 |
11/09 |
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Nesse tema vamos estudar as
causas dos terremotos e as consequências desse fenômeno para as cidades e
para as pessoas. Responda em seu caderno as questões abaixo: Ø Você já ouviu falar de tremores na Terra? Se sim, você lembra
em qual país ou continente ocorreram esses tremores? Quais foram as suas
consequências? Ø Quais você imagina que sejam as causas desses tremores? Em sua
opinião, eles também têm relação com as placas tectônicas? Por quê? Ø
Por que os
tremores de Terra são pouco sentidos no Brasil, mas já aconteceram com grande
intensidade no Chile, um país próximo ao nosso? TEXTO: Tremores da Terra Assim como as explosões vulcânicas, os terremotos
estão entre os fenômenos naturais que liberam muita energia. Os terremotos
podem ser monitorados diariamente pelos sismógrafos, aparelhos distribuídos
por todo o planeta destinados a detectar e medir a sua intensidade. Embora a maioria dos terremotos passe despercebida
pela população, uma vez que eles são de baixa intensidade, outros causam
danos irreparáveis às pessoas e à economia dos países atingidos. Chamam-se terremoto, abalo sísmico ou sismo os
tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra. Durante um abalo sísmico, abrem-se fendas e falhas
na superfície terrestre, bem como deslizamentos de terra, que podem ocasionar
estragos e muita destruição, em particular quando atingem regiões urbanas.
Quando os abalos sísmicos acontecem no mar, podem
provocar maremotos e, em decorrência deles, enormes ondas marítimas, chamadas
tsunamis. Os tsunamis deslocam-se em alta velocidade e podem
invadir cidades litorâneas, causando grande destruição do ambiente, seja ele
natural, seja construído pelo ser humano. Assim como os terremotos, também os
maremotos e os tsunamis são de difícil previsão.
Atividade 1 Observe o mapa anterior, que retrata as regiões de
terremotos na Terra. Perceba que as cores da legenda, no canto inferior
esquerdo, indicam a frequência de terremotos no mundo: • tons mais perto do branco à menos tremores; • tons mais perto do amarelo à mais tremores. Agora compare esse mapa com o mapa Placas
tectônicas, terremotos e vulcões, que apresenta as placas tectônicas e
atividades vulcânicas. Depois, responda: 1.
Quais
são as semelhanças e as diferenças entre as áreas de atividade vulcânica e as
de incidência de terremotos? |
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