sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Ciências - Profª Michele

 

 

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Ciências

SÉRIE: EJA - EF

PROFESSOR: Michele

CONTEÚDO: Tremores da Terra

HORAS/AULA: 4h/a

PERÍODO: DATA DE ENVIO: 07/09/2020

DATA DE ENTREGA: 11/09/2020

OBJETIVO DA AULA:

Conhecer de que maneira a população humana lida e convive com os fenômenos sísmicos provocados pelo movimento das placas tectônicas.

JUSTIFICATIVA:

Interpretar causas e processos de formação de fenômenos naturais que provocam alterações no ambiente.

 

Nº aulas

Data

ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?

Páginas da apostila de Ciências

01

07/09

Feriado- Independência do Brasil

ü   

02

11/09

©      Nesse tema vamos estudar as causas dos terremotos e as consequências desse fenômeno para as cidades e para as pessoas.

Responda em seu caderno as questões abaixo:

Ø  Você já ouviu falar de tremores na Terra? Se sim, você lembra em qual país ou continente ocorreram esses tremores? Quais foram as suas consequências?

Ø  Quais você imagina que sejam as causas desses tremores? Em sua opinião, eles também têm relação com as placas tectônicas? Por quê?

Ø  Por que os tremores de Terra são pouco sentidos no Brasil, mas já aconteceram com grande intensidade no Chile, um país próximo ao nosso?

TEXTO: Tremores da Terra

Assim como as explosões vulcânicas, os terremotos estão entre os fenômenos naturais que liberam muita energia. Os terremotos podem ser monitorados diariamente pelos sismógrafos, aparelhos distribuídos por todo o planeta destinados a detectar e medir a sua intensidade.

Embora a maioria dos terremotos passe despercebida pela população, uma vez que eles são de baixa intensidade, outros causam danos irreparáveis às pessoas e à economia dos países atingidos.

Chamam-se terremoto, abalo sísmico ou sismo os tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra.

Durante um abalo sísmico, abrem-se fendas e falhas na superfície terrestre, bem como deslizamentos de terra, que podem ocasionar estragos e muita destruição, em particular quando atingem regiões urbanas.

Quando os abalos sísmicos acontecem no mar, podem provocar maremotos e, em decorrência deles, enormes ondas marítimas, chamadas tsunamis.

Os tsunamis deslocam-se em alta velocidade e podem invadir cidades litorâneas, causando grande destruição do ambiente, seja ele natural, seja construído pelo ser humano. Assim como os terremotos, também os maremotos e os tsunamis são de difícil previsão.

Atividade 1

Observe o mapa anterior, que retrata as regiões de terremotos na Terra. Perceba que as cores da legenda, no canto inferior esquerdo, indicam a frequência de terremotos no mundo:

• tons mais perto do branco à menos tremores;

• tons mais perto do amarelo à mais tremores.

Agora compare esse mapa com o mapa Placas tectônicas, terremotos e vulcões, que apresenta as placas tectônicas e atividades vulcânicas. Depois, responda:

1.    Quais são as semelhanças e as diferenças entre as áreas de atividade vulcânica e as de incidência de terremotos?

 

 

 

 

 

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